Marmelada do "alheio"

Não devia contar isto mas,.... fui á chinchada!!! Que horror! Mas juro que não era de ninguém , estava a beira da estrada num monte abandonado, e se vale de alguma coisa, estavam já a ficar com lagartinhas e iam apodrecer. Eu não podia deixar isso acontecer, claro!!!
Estou a falar de marmelos, e de um marmeleiro pequeno que vi quando passava de carro num monte para Monchique. Chuvia!!!! Mas a água não faz mal a ninguém...
Iamos a conversar que queria fazer marmelada mas os marmelos ainda estavam caros, e só via marmeleiros a passar por mim (mas esses estavam em cercas vedadas.)

Passei por um e disse:
- P. pára aí, pára aí! Vou ali aquele que não é de ninguem....

E fomos os dois. Á chuva. Eu ria-me parecia uma míuda pequena com medo de alguém me ver...
Ainada apanhamos muitos, mas a maior parte já tinha um pouco comido das lagartasa e dos passaritos, e ainda estavam um pouco verdes.

Tive de os deixar amadurecer cerca de 1 semana e de vez em quando via uma lagartita a fugir pela parede a cima. Que confusão!!

Mas certo dia deitei mãos á obra e lá foram eles para a panela.

Este foi o resultado: 2 travessas ( uma das quais já foi!), a outra tá no inicio.

Marmelada do "alheio"


3 kilos de marmelos
1,500 gr de açúcar amarelo
1 pau canela
1/2 copo de água

  • Lavar bem os marmelos para tirar a "penugem".
  • Desencaroça-los e cortar em pedaços pequenos ( eu não os descasco!)
  • Colocar na panela de pressão e juntar os açúcar e o pau de canela. Deitar meio copo de água para fazer um pouco de caldo.
  • Levar ao lume alto até apitar. reduzir para lume médio e deixar cozer cerca de 20 minutos.
  • Ao fim desse tempo, tirar do lume e reservar o pau de canela.
  • Passar tudo com a varinha mágica e levar novemente ao lume.
  • Quanto mais tempo deixar ao lume mais sólida fica a marmelada.
Quando a marmelada estiver a gosto deitar em travessas ou caixas de plástico (como o plástico não suporta grandes temperaturas deixar a marmelada arrefecer um pouco antes, ou corre o risco de o plástico ficar danificado!), e cobrir com papel vegetal.



Bem Bom...

Comentários

  1. Que delicia!
    Amo marmelada!
    E essa tem uma boa história para contar...que cena.
    É para mais tarde recordar e rir...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. quer dizer que andaste aqui pertinho de mim a "te abotoares" com marmelos alheios e não me disseste nada... eh eh eh
    a marmelada ficou linda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita